Blogue da turma B, do quarto ano, da Escola Básica de Santa Luzia, em Guimarães
Quinta-feira, 09 de Dezembro de 2010

Terminadas as Nicolinas, é tempo de falar da festa da padroeira que dá nome à nossa escola: Santa Luzia, cuja festa acontece já na próxima segunda-feira.

Santa Luzia, conhecida como protectora da visão, festeja-se em Guimarães, ligada à tradição dos "Sardões e das passarinhas", tradição mantida entre os namorados e que se verifica também pela Senhora da Conceição, que ontem se comemorou.

Aqui fica um resumo daquilo que ficámos a saber sobre a festa.

 

 

 

"No dia em que se celebra a mártir Santa Luzia, ocorre o arraial das passarinhas, uma das mais singulares festas tradicionais vimaranenses.

A romaria de Santa Luzia tem lugar, em cada 13 de Dezembro, junto da pequena capela que é dedicada à padroeira dos males dos olhos, construída pelo ano de 1600, no mesmo lugar da rua que lhe tomou o nome. A origem desta romaria é muito antiga.

Durante a romaria, realiza-se uma feira, que se estende pelos passeios da rua, onde tradicionalmente se faz a venda dos frutos secos típicos desta época do ano, com a castanha como rainha.

A festa de Santa Luzia de Guimarães distingue-se de todas as outras por nela ocuparem lugar central, além da santa protectora dos olhos, uns objectos de diferentes formatos que se expõem nas bancas das vendedeiras, moldados em massa de centeio ou de trigo, revestidos com uma cobertura branca de açúcar e alindados com pedacinhos de papel colorido, fitas e laçarotes. Essas guloseimas açucaradas assumem diversas figuras, que representam, nomeadamente, cornetas, cruzes, relógios, cães ou cavalos.

Mas, nesse dia, o centro das atenções é ocupado pelas passarinhas e pelos sardões.. É um dia em que os namorados se encontram e trocam prendas que são promessas amorosas.

No dia de Santa Luzia, oferecem-se também os segredos. São caixinhas de cartão no interior das quais, numa cama de algodão em rama, se recolhem, em miniatura, um sardão, uma passarinha e um coração que guarda um segredo, ou seja, uma dedicatória amorosa em forma de verso, que os rapazes oferecem às raparigas."


publicado por Paula às 19:03

A história do dia de Santa Luzia fez me perceber porque é que foi feriado na quarta-feira.
Estou ansiosa por ir até à feira de Santa Luzia.
Queria dizer também à Maria Manuel parabéns pela nota de matemática
Beatriz a 10 de Dezembro de 2010 às 19:40



Moranguitos
visitas
counter
Visitantes

Contador Grátis
pesquisar
 
Últ. comentários
aleleuia
Quero saber a introdução da experiência
Gostaria de pedir autorização para usar a vossa im...
podiam colocar mais algumas assim não dá para tira...
gosto de ler historias para meus alunos mas sempre...
lol
QUE LINDO
Como fizeram o livro????Já está há venda em públic...
Olá Moraguinhos, adorei os vossos porvérvios, me a...
muito obrigada nao copiei todos mas ainda coipiei ...
mais comentados
10 comentários
8 comentários
8 comentários
7 comentários
6 comentários
6 comentários
6 comentários
6 comentários