Blogue da turma B, do quarto ano, da Escola Básica de Santa Luzia, em Guimarães
Quinta-feira, 31 de Março de 2011

Hoje os Moranguitos querem lançar um desafio aos pais.

Na aula, para testar o seu conhecimento línguístico estiveram a passar este texto em "Estrumpfês" para a nossa língua.

Fizeram a actividade sem dificuldade. Agora, queremos ver os pais a entrarem no jogo e executar a mesma tarefa. Aceitam?

Cá vai...

 

 

 

 

       No país do Estrumpfes

 

Num estrumpfaís distante, vive um estrumpfovo muito estrumpferessante, estrumpfinúsculo e de cor estrumpfzul.

Chamam-se Estrumpfes e são um estrumpfovo muito estrumpfom, estrumpfnimado e estrumpfincalhão.

    Os Estrumpfes têm estrumpfsonalidades muito estrumpfortes, andam sempre de estrumpforro (que não tiram nem para estrumpformir ou tomar estrumpfanho) e estrumpfalças estrumpfrancas. São estrumpfegetarianos e habitam longe do estrumpferigo dos estrumpfumanos.

      Vivem em estrumpferfeita estrumpfarmonia com a estrumpfatureza, numa estrumpfila feita de estrumpfabanas em forma de estrumpfogumelos. Não existe estrumpfinheiro, trabalham de graça e a sua única estrumpfreocupação (que mesmo assim não lhes tira o sono) é o estrumpfilão, o estrumpfeiticeiro Estrumpfasganete que insiste em tentar estrumpfapturar um deles sempre sem estrumpfucesso.

    Do estrumpfrande Estrumpfe, o estrumpfefe da estrumpfaldeia, o mais respeitado com os seus 524 anos, ao Estrumpfe Estrumpfozinheiro, Estrumpfaidoso, o Estrumpfanancioso, o Estrumpfuloso ou Estrumpfintor, todos têm uma estrumpfaracterística que os distingue. São cem estrumpfabitantes na estrumpfila e todos têm cem anos de idade. A Estrumpfina é a única estrumpfepresentante do estrumpfénero estrumpfeminino, e o único estrumpfebé é...o Estrumpfebé Estrumpfe.

     Mas, no estrumpfeio da estrumpforesta, no seu estrumpforrendo estrumpfastelo, o estrumpfeiticeiro Estrumpfasganete, com o seu Estrumpfato Azrael, tem como estrumpfassatempo estrumpfavorito estrumpferseguir os estrumpfobres Estrumpfes, só porque não gosta de estrumpfente estrumpfoazinha.

 

publicado por Paula às 23:46

Olá a todos os moranguitos e à Profª Paula. Vamos lá ver se conseguimos:
"No país dos Estrumpfes
Num país distante, vive um povo muito interessante, minúsculo e de cor azul. Chamam-se Estrumpfes e são um povo muito bom, animado e brincalhão.
Os Estrumpfes têm personalidades muito fortes, andam sempre de gorro (que não tiram nem para dormir ou tomar banho) e calças brancas. São vegetarianos e habitam longe do perigo dos humanos.
Vivem em perfeita harmonia com a natureza, numa fila feita de cabanas em forma de cogumelos. Não existe dinheiro, trabalham de graça e a sua única preocupação (que mesmo assim não lhes tira o sono) é o vilão, o feiticeiro Gasganete que insiste em tentar capturar um deles sempre sem sucesso. Do grande Estrumpfe , o chefe da aldeia, o mais respeitado com os seus 524 anos, ao Estrumpfe cozinheiro, vaidoso, o ganancioso, o guloso ou pintor, todos têm uma característica que os distingue. São cem habitantes na vila e todos têm cem anos de idade. A Estrumpfina é a única representante do género feminino, e o único bebé é...o Estrumpfe Bebé
Mas, no meio da floresta, no seu horrendo castelo, o feiticeiro Gasganete, com o seu gato Azrael , tem como passatempo favorito perseguir os pobres Estrumpfes , só porque não gosta de gente boazinha."

Espero que tenha conseguido. Beijinhos para todos.
Sofia Macedo a 4 de Abril de 2011 às 17:12



Moranguitos
pesquisar
 
Últ. comentários
Amei a história. Eu estava justamente procurando u...
aleleuia
Quero saber a introdução da experiência
Gostaria de pedir autorização para usar a vossa im...
podiam colocar mais algumas assim não dá para tira...
gosto de ler historias para meus alunos mas sempre...
lol
QUE LINDO
Como fizeram o livro????Já está há venda em públic...
Olá Moraguinhos, adorei os vossos porvérvios, me a...
mais comentados
10 comentários
8 comentários
8 comentários
7 comentários
6 comentários
6 comentários
6 comentários
6 comentários