Blogue da turma B, do quarto ano, da Escola Básica de Santa Luzia, em Guimarães
Segunda-feira, 24 de Outubro de 2011

Hoje assinala-se o Dia das Bibliotecas escolares. Mais um momento para se falar da importância do livro e da leitura.

Por isso, o desafio de hoje foi "Se eu fosse um livro e estivesse numa biblioteca..."

 


" ...gostava de ser um livro de aventura. Queria que alguém importante o lesse e gostasse muito. Por isso, gostava que as pessoas importantes o vissem, o mostrassem ao mundo inteiro e eu ficasse famoso". (Leandro)

"...o meu tema era uma aventura nos mares e em várias cidades de Portugal. Gostava que quando me lessem se imaginassem dentro da história e também que nos tornássemos amigos." (Carolina Guise)

"...gostava de ser sobre os planetas. Gostava que me acontecesse uma coisa extraordinária, como tirarem-me da estante, ir a casa de muitos meninos e voltar a outro sítio na estante. Também gostava de ter um irmão gémeo". (Carolina)

"...quereria ser uma enciclopédia de animais. Assim poderia viajar no mundo da natureza. Estaria numa biblioteca, onde o sorriso das crianças fosse cintilante e que todas as crianças me quisessem requisitar. Enquanto me liam, que o coração delas batesse cheio de alegria." (Joana)

"...queria ser um livro de aventuras de dois meninos, uma menina e um menino. Queria que todos gostassem de mim e que me lessem com carinho, amor e delicadeza". (Fátima)

"...gostaria de ser sobre ballet de 5º grau e ser em poesia. Eu gostava de ser lido por muitas pessoas e que elas me adorassem porque a história estava bem feita". (Mafalda)

"...gostava de ser um livro de aventura e queria ser lido por muitas crianças e seria muito rico em adjetivos. Um dia lembrei-me de quando tinha perdido adjetivos. Começou num dia de verão, quando estava a ser lido por um menino, chamado Rui. O Rui era muito estudioso. De repente, viu que estava a começar cada vez mais a ficar sem adjetivos. Então, ele decidiu arrancar as minhas folhas e escrever noutra folha. Colou-me essa folha e eu fiquei mais divertido, graças ao Rui." (Sofia)

"...gostaria de estar na biblioteca da minha escola, que é um sítio pequeno, agradável, silencioso e fresco. Um lugar perfeito.

Gostaria de ser um livro do tipo aventura. Gostaria de ser um livro grosso, em prosa, com muitos desenhos e com uma capa laranja. Também gostaria que fosse escrito pela Luísa Ducla Soares. Gostaria de estar na prateleira de cima, para poder ver todos os meus amigos livros. Queria que todos me lessem até ao fim com muito carinho. Queria também que lessem a minha família, que se chama "Os livros espantosos". Por último, queria conhecer livros e casas novos." (Jéssica)

"...gostaria de ser da coleção "Uma aventura" e seria um livro de aventura e mistério.

Um dia, um menino veio buscar-me e pôs-me na mochila. Ele leu-me em dois dias e achou-me interessante. Devolveu-me e foi pedir à mãe um livro igual, o meu irmão gémeo, para o poder ler sempre que quisesse." (Beatriz)

"...gostaria de ser um livro especial. Um livro que falasse sobre histórias divertidas, que todas as pessoas gostassem de ler naquele preciso momento e naquele preciso lugar. Que me lessem de dia e de noite. Gostaria que o título fosse um título especial." (Laura)

"...gostava de ser um livro de anedotas e gostava que me lessem muitas vezes na bela e silenciosa biblioteca. Gostaria de ser requisitado muitas vezes para poder ver casas novas ." (Pedro)

"...queria ser um livro de ténis. Queria ser levado por muita gente. Quando estivesse quase a esgotar, gostaria que todos viessem requisitar-me".

"...gostava de ser um livro de anedotas. Gostava de estar numa bilbioteca de uma escola e que um famoso chamado Marco Horácio me levasse para casa. Conhecia a casa dele e ele cuidava-me como se fosse seu filho. Um dia o Marco comprou um livro igual para dar à sua amiga Diana Chaves, que era muito simpática". (Mário)

"...teria o título "A aventura do jogo de basquetebol". Um dia, um menino foi para a bilbioteca e escolheu-me para ler. Abriu a primeira página e dizia "Era uma vez um homem chamado Eduardo. O Eduardo era o melhor jogador de basquetebol e marcava sempre muitos cestos." Quando o menino me leu todo, pôs no sítio onde estava e ficou encantado." (Bruno)

"...eu falava de uma aventura no parque. Um dia gostava que me levassem para casa." (Ruben)

"...seria de aventuras. Teria belas imagens e dentro de mim haveria coisas espantosas. Um dia quando me requisitaram, esuqceram-se de me entregar e rasgaram-me. Eu fiquei triste e abandonado num canto." (Maria)

publicado por Paula às 16:38

"..... gostava de ser um livro de aventuras infantis. Gostava de ser lido por muitos meninos e tratado com muito carinho." Susana Ribeiro
Susana (mãe do Mário) a 25 de Outubro de 2011 às 09:04



Moranguitos
pesquisar
 
Últ. comentários
Amei a história. Eu estava justamente procurando u...
aleleuia
Quero saber a introdução da experiência
Gostaria de pedir autorização para usar a vossa im...
podiam colocar mais algumas assim não dá para tira...
gosto de ler historias para meus alunos mas sempre...
lol
QUE LINDO
Como fizeram o livro????Já está há venda em públic...
Olá Moraguinhos, adorei os vossos porvérvios, me a...
mais comentados
10 comentários
8 comentários
8 comentários
7 comentários
6 comentários
6 comentários
6 comentários
6 comentários