No Plano Nacional de Leitura estamos a trabalhar a fábula de La Fontaine, a Lebre e a Tartaruga.
Começámos por analisar a capa, a ilustração, o nome do autor, a editora...
Depois lemos e vimos um filme com a história.
Elaborámos várias fichas de leitura e numa delas tivemos que resumir o conto por palavras nossas.
Aqui fica um dos resumos:
"Um dia a lebre estava a comer cenouras quando a tartaruga vinha com um cesto na carapaça.
A tartaruga perguntou porque não faziam uma corrida no Domingo.
O mocho deu a partida.
A lebre foi a mais rápida, mas parou para descansar. A tartaruga ganhou.
A lebre pensou que ela ia ganhar a corrida, mas foi a tartaruga que ganhou."
Como achámos que poderíamos enriquecer o texto, a nossa professora sugeriu-nos que fizessemos um Ciclo de Escrita.
Primeiro, dissemos todas as palavras importantes do texto( ciclo de escrita).
Depois, estivemos a organizar essas palavras por temas (organização de ideias).
Por fim, com as ideias organizadas, melhorámos o primeiro texto. Ficou assim:
"Era uma vez uma lebre e uma tartaruga que viviam numa floresta.
Um dia a lebre chamou lerda à tartaruga, esta não gostou e fez uma aposta com a lebre: uma corrida entre as duas.
A lebre riu-se, mas aceitou porque tinha a certeza que ia ganhar.
No dia da corrida, o mocho deu a partida ao pé do ribeiro.
A lebre começou à frente, mas parou para tomar chá com as toupeiras e os coelhos e para descansar.
Enquanto isso, a tartaruga nunca parou. Por isso, quando a lebre deu conta, já era tarde demais, a tartaruga tinha ganho a corrida.
A tartaruga deu uma lição à lebre: o importante não é ser rápido, é esforçar-se."